As velozes mudanças tecnológicas, assim como a concorrência acirrada e diferentes cenários da economia fazem com que as empresas precisem tomar decisões de modo assertivo, cada vez mais rápidas. Uma das principais ferramentas para dar suporte à tomada de decisão é o Planejamento Estratégico.

O Planejamento Estratégico é um processo que consiste no mapeamento do atual cenário de uma companhia e na definição das ambições e objetivos de longo prazo, determinando um conjunto de tarefas, metas e diretrizes para a criação de projeções de crescimento e desenvolvimento do negócio a curto, médio e longo prazos.

O crescimento das empresas pode ocorrer de duas formas: organicamente, de forma gradual e planejada ou inorganicamente, através de fusões e aquisições. Em ambos os casos é mandatório realizar estudos de mercado e dimensionamento dos recursos que serão necessários como pessoas, investimentos, capital de giro etc. Estes estudos ou pensamentos são organizados através de um Plano de Negócios, ou Business Plan.

Sempre atrelado ao Planejamento Estratégico, o Plano de Negócios tem diversas utilidades, desde a estruturação de uma nova iniciativa, até planejar a expansão de uma nova linha produtiva ou local de atuação. A elaboração do Plano de Negócios envolve várias etapas, porém um plano efetivo pode ser simplificado em duas etapas principais:

  • Pesquisa de Mercado: A etapa deve ser iniciada, preferencialmente, através de uma análise Top Down. Inicialmente, todo ambiente macroeconômico deve ser mapeado, identificando as tendências no cenário mundial e no mercado local. O mapeamento dos drivers do setor é uma etapa extremamente relevante, dado que a partir dela, será possível identificar as principais oportunidades e ameaças do mercado que pretende atuar.

Após a análise macro, o próximo passo é analisar a concorrência. Este mapeamento tem a finalidade de identificar não só quem são os principais players como também quais ações eles estão tomando para crescerem e tornarem-se relevante neste mercado.

Existem diversas metodologias para entender a dinâmica do mercado e realizar o mapeamento do ambiente e da concorrência. Uma das mais utilizadas é a Matriz SWOT, que foi explicada no artigo GOVERNANÇA CORPORATIVA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. O objetivo é determinar as oportunidades e ameaças do mercado e as fraquezas e fortalezas da empresa.

Com estas informações, alinhado às diretrizes do Planejamento Estratégico será possível identificar qual o melhor posicionamento da nova iniciativa para garantir o crescimento neste mercado.

Entender a dinâmica de mercado e como a empresa deve se posicionar perante a estas características, são os resultados esperados da Pesquisa de Mercado. Este entendimento é mandatório para qualquer projeto de expansão ou empresas em estágio inicial de desenvolvimento. Com a clareza dos objetivos do Planejamento Estratégico e todo mapeamento de mercado efetuado, é necessário quantificar os recursos que serão necessários para atingir os resultados esperados.

 

  • Análise de Viabilidade-Econômica: A etapa tem a finalidade de estimar os principais indicadores financeiros do projeto, como a necessidade de caixa, prazo e a taxa de retorno do investimento.

As informações obtidas na Pesquisa de Mercado serão utilizadas como suporte na quantificação de todas as premissas relevantes. A taxa de conversão de novos clientes, preços dos produtos ofertados, estrutura comercial e administrativa, quantidade de pessoas necessárias para fabricação dos produtos são exemplos de premissas que as informações da pesquisa de mercado serão utilizadas como suporte.

Após a quantificação e estimativa dos recursos utilizados, o fluxo de caixa da nova iniciativa será projetado e a necessidade de caixa ficará evidente. Com este fluxo definido, os empreendedores poderão verificar se o retorno estimado está alinhado com as expectativas desenhadas pelo Planejamento Estratégico e determinar quais serão as fontes de financiamento do projeto.

Alinhar o Plano de Negócios com o Planejamento Estratégico é a melhor forma de guiar as melhores decisões de investimentos e criar relevância no mercado. Para empresas em estágio inicial de desenvolvimento, a elaboração de Plano de Negócios reúne as principais informações para o sucesso do negócio.

 

ARTIGO ESCRITO POR LEO PEREIRA – ASSOCIADO DA FC PARTNERS

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