As incertezas inseridas no ambiente econômico em decorrência da pandemia do COVID-19 têm influenciado a percepção dos investidores nacionais e internacionais, aumentando a aversão ao risco. Em períodos de estagnação, ou depressão econômica, como poderá ocorrer, a sensação de preocupação e o desânimo (ou até mesmo desespero) é muito comum. No entanto, é fundamental que os empreendedores tenham a visão “do copo meio cheio” para focar em estratégias e ações capazes de garantir a saúde financeira do negócio. O pragmatismo cuidadoso e responsável é uma das saídas para os empreendedores garantirem a estabilidade e crescimento de longo prazo.

Como em todas as crises, empresas que conseguirem sobreviver ao momento de caos econômico, certamente sairão mais fortes. No entanto, a maioria delas estão enfrentando desafios decorrentes do surto do COVID-19, como a queda acentuada na atividade comercial e produtiva, interrupção na cadeia de suprimentos, e principalmente, queda da demanda/consumo. Diversas medidas devem ser atentamente acompanhadas pelos empreendedores no intuito de garantir a prosperidade do negócio e podem ser conferidas no artigo FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE DECISAO PARA AS INCERTEZAS DO COVID-19.

Pensando no ambiente macroeconômico no qual as empresas estão inseridas, o Poder Público será peça fundamental para garantir a liquidez de diversas empresas nos mais diversos mercados de atuação.

No decorrer dos últimos dias diversos pacotes de medidas emergenciais foram divulgadas para socorrer as empresas, e dar liquidez ao mercado, sendo as principais:

Fonte: CNI

Fonte: Governo Federal

As medidas de incentivo e auxílio por parte do Poder Público serão constantes nos próximos dias e meses. É importante destacar que podem ocorrer alterações nas medidas destacas acima, portanto é fundamental acompanhar de perto e estar sempre atualizado.

Em relação à iniciativa privada, os cinco maiores bancos que atuam no Brasil também começaram a adotar medidas visando facilitar a vida dos seus clientes. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander, anunciaram a possibilidade de prorrogar as dívidas de seus clientes pessoa física e micro e pequenas empresas por 60 dias. Além disso, é esperado o anúncio de medidas que visam facilitar o crédito, principalmente para as PME´s.

O Banco Central anunciou no dia 23/03 medidas que aumentará a liquidez do Sistema Financeiro Nacional (SFN) em R$ 1,2 trilhão. Segundo o BACEN, o objetivo é garantir que as instituições financeiras tenham recursos para atender às demandas do mercado. Além disso, as medidas de liberação de capital geram um potencial de expansão de R$ 1,16 trilhão no volume de crédito da economia. Isso dá segurança ao sistema para que as instituições financeiras mantenham e ampliem seus planos de concessões de crédito. O Presidente Roberto Campos Neto destacou que o Sistema Financeiro Nacional está bem provisionado e com boa liquidez.

Fonte: BACEN

Oportunidades de renegociação de dívidas e captação de recursos para capital de giro são exemplos de liquidez imediata. Assim, alguns bancos de fomento, como por exemplo o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), já estão atualizando as suas principais linhas de Capital de Giro para taxas mais acessíveis e a um prazo mais alongado, acompanhando as novas diretrizes do Banco Central (BACEN).

Fonte: BDMG

Nesses momentos de instabilidade, manchetes, reportagens e artigos sobre a situação macroeconômica são sempre foco de atenção. Porém, existem muitas oportunidades para criar valor e construir riqueza. A famosa recomendação de Warren Buffett “nunca desperdice uma boa crise” nunca esteve tão presente e os empreendedores devem estar preparados para otimizar seu portfólio de ativos por meio de oportunidades de Investimentos, Fusões e Aquisições (M&A), Redução de Custos, Inovações Operacionais e Captação de Recursos no intuito obter retornos significativos ao longo de diferentes ciclos econômicos.

ARTIGO ESCRITO POR PEDRO FENATI – SÓCIO DA FC PARTNERS

Acesse o nosso site: http://www.fcpartners.com.br