Em qualquer transação comercial, seja de bens, serviços ou empresas, existem elementos subjetivos que influenciam o comprador na avaliação. Em alguns casos, como na aquisição de uma obra de arte, esses elementos são mais relevantes. Em outros, como a compra de uma commodity, menos. O mesmo vale para uma empresa.
Entretanto, devido ao volume de informações disponíveis atualmente, é pouco provável que qualquer comprador ou investidor se disponha a pagar mais em uma companhia do que ela realmente vale. Logo, conhecer tecnicamente o valor do negócio é muito importante para o empreendedor.
Geralmente o valor é atribuído a partir das expectativas de retorno que o investimento, no caso a empresa, irá gerar. Pode-se também compará-la com outras companhias similares, que sejam publicas ou adquiridas recentemente.
Nos projetos de Laudo de Valoração (valuation), além da análise dos demonstrativos financeiros e contábeis, assim como seus consequentes indicadores financeiros e operacionais, a FC Partners investe energia para conhecer o setor de atuação da empresa, a fim de detectar ameaças, oportunidades, diferenciais, concorrentes etc.. Para tanto, utiliza-se de reuniões presenciais com empreendedores, executivos, prestadores de serviço e até clientes, sempre visando a melhor compreensão do negócio.
Além disso, são avaliados indicadores intangíveis são importantes na definição do valor de uma empresa, como processos de sucessão familiar, captação de recursos de terceiros, programas de opções de ações a funcionários, partilha bens, etc.