A FC Partners, desde 2015, passou a  investir pontualmente recursos próprios em empresas que possuem alto potencial de crescimento e um longo histórico de relacionamento com nossos sócios, como mencionado em nossa página (http://www.fcpartners.com.br/investimentos-proprietarios/). Os Investimentos Proprietários foram uma forma que os sócios da FC Partners encontraram de manter grande parte dos recursos gerados nas atividades de Consultoria e Advisory (capital financeiro, networking e expertise em gestão) concentrados na empresa, de forma que haja sempre sintonia e alinhamento de interesses entre os membros da equipe.

Em Agosto/2016, seguindo sua estratégia, a FCP investiu na Escola em Movimento (EEM). A EEM foi fundada em Dezembro/2013, como uma spin-off da ETEG Tecnologia da Informação S/A, empresa de desenvolvimento de softwares baseada em Belo Horizonte. Através de uma solução inovadora, a EEM substitui a tradicional Agenda Escolar, transformando a comunicação entre pais, professores, alunos e escola.

Logo de início, a solução se mostrou disruptiva no mercado e conquistou grandes instituições de Ensino Básico e Fundamental no Brasil. Através da expertise dos sócios Guilherme Rocha, Leonardo Silva, Thiago Caminha, Walter dos Santos, Florindo Silote e Rafael Rodrigues, a plataforma ganhou tração e robustez com um rápido crescimento em sua base de Alunos e Escolas.

Apesar do rápido crescimento inicial, a EEM passou a enfrentar algumas dificuldades, comuns a quase todas as startups, como por exemplo, a falta de recursos para financiar a operação de curto prazo. Como a cobrança da solução ocorria através de mensalidades, no modelo SaaS (Software as a Service), a cada nova Escola que ingressava na plataforma, era necessário um investimento no momento inicial, e, consequentemente, para continuar crescendo, a empresa precisaria de mais recursos disponíveis.

Foi quando, em Junho/2014, a EEM recebeu seu primeiro investimento (Anjo), da JWW Consultoria Empresarial. O aporte realizado pela JWW foi utilizado de forma precisa em algumas áreas-chave, para suprir a necessidade de curto prazo.

Em Abril/2016 a EEM passava novamente por mudanças significativas, tanto em sua plataforma quanto no quadro de funcionários. Com a introdução de novas ferramentas de análise e features para uma comunicação mais direcionada, a EEM voltou a investir muito em Pesquisa & Desenvolvimento. Como a necessidade de capital de giro e investimento era superior à sua geração de caixa, a EEM dessa vez recorreu aos Bancos de Desenvolvimento. A solução, totalmente inovadora à época, amparou a empresa a captar linhas de inovação junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), dando sustentação ao seu Plano de Negócio.

A nova captação foi essencial para a EEM conseguir organizar a equipe de Implantação e Atendimento, que até então eram considerada áreas de backoffice. Através do sócio Juliano César, o setor ganhou novas contratações e melhorias no modelo de pós-vendas.

Após algum tempo de atividade, os sócios da ETEG decidiram vender sua participação na EEM, buscando liquidez no investimento, momento no qual a FCP, que já possuía um longo histórico de relacionamento com os sócios executivos da EEM e ETEG, se tornou sócia da empresa. À época, a EEM estava em estágio de aprimoramento de sua plataforma, porém já contava com uma boa base de Alunos e Escolas. Apesar disso, a empresa ainda carecia de algumas competências específicas, especialmente na Gestão e Governança Corporativa.

Após a alteração do quadro societário, os sócios, capitaneados pela equipe da FCP, passaram a ter o desafio de gerir uma startup que estava em crescimento acelerado, porém ainda com alta necessidade de capital de giro. Ao longo de 2016 e 2017 a EEM conseguiu melhorar muito sua gestão, trazendo consigo a expertise da FCP. Através da criação de um Conselho Consultivo e da implementação das principais práticas de Governança Corporativa, como a utilização de um Orçamento Anual e definição de metas e indicadores para todas as áreas, a EEM vivenciou uma expansão de sua base de Alunos.

No início de 2018, ocorreu outro grande marco para a EEM, que foi a captação de uma rodada de investimento Series A através do Fundo FIP Venture Brasil Central, gerido pela Cedro Capital, no valor total de R$ 2 milhões. O recurso foi investido na profissionalização da equipe e, com a contratação de novos profissionais para as áreas Comercial e Marketing, além da aquisição de uma empresa concorrente, a Pertoo.

 

Nesse momento, a EEM conseguiu atrair novos talentos, como o CMO André Thuller e o CTO David Silva, responsável, junto com a equipe de Tecnologia, por desenvolver soluções disruptivas como a “Estou Chegando” e “Meios e Pagamentos”.

Com a evolução das novas soluções, tração gerada nos canais de vendas e avanço no marketing direcionado, ao final de 2018 a EEM atingiu a importante marca de mais de 450 mil Alunos Ativos, atuando em mais de 800 Instituições de Ensino em todo o Brasil.

Nesse período de crescimento, a participação dos executivos Guilherme e Leonardo foi fundamental para, não somente sustentar uma equipe multidisciplinar, mas também captar grandes clientes, introduzir uma gestão comercial de excelência e o desenvolvimento de features inovadoras.

A Arco Educação, plataforma de ensino brasileira com capital aberto na Nasdaq, adquiriu 100% da EEM em 2019.

A operação, que contou com muito esforço e dedicação de vários sócios, consultores e investidores, foi concluída com êxito em Junho/2019, quando a Arco Educação adquiriu 100% das ações da EEM, mantendo os excepcionais sócios executivos Guilherme, Leonardo e Juliano como alicerce para os próximos passos da EEM.

Em um período de aproximadamente três anos, desde a entrada da FCP no capital da EEM, até o desinvestimento para a Arco Educação, foi possível rentabilizar o investimento, cash-on-cash (CoC), em 5,4x, o que correspondeu a uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 133% ao ano.

A FCP, através de seus sócios, gostaria de agradecer imensamente à toda equipe da Escola em Movimento, incluindo JWW, Cedro Capital e, principalmente, aos sócios executivos, que com certeza foram essenciais em tornar toda essa caminhada possível.

Continuaremos em busca de novas empresa excepcionais e sócios fundadores exemplares, seguindo nosso Motor de Crescimento (http://www.fcpartners.com.br/investimentos-proprietarios/).

Acesse o nosso site: http://www.fcpartners.com.br