A constante busca por uma melhor organização e profissionalismo é fundamental para qualquer empresa que queira ter sucesso neste atual ambiente globalizado e competitivo. Além do Conselho de Administração, observado no artigo “Governança Corporativa e o Conselho De Administração”, outra importante prática de Governança Corporativa a ser adotada pelas companhias é a realização do Planejamento Estratégico.

Segundo Alfred Chandler, conceituado professor da Universidade de Harvard, “a estratégia pode ser definida como a determinação de metas e objetivos básicos a longo prazo de uma empresa, bem como a adoção de cursos de ação e a alocação de recursos necessários à consecução dessas metas e objetivos”.

O Planejamento Estratégico é um processo que consiste no mapeamento do atual cenário de uma companhia e na definição das ambições (visão) e objetivos de longo prazo da mesma, determinando um conjunto de tarefas, metas e diretrizes para a criação de projeções de crescimento e desenvolvimento do negócio a curto, médio e longo prazos.

A elaboração do Planejamento Estratégico requer atenção e compromisso e deve ser realizada pelas principais lideranças da empresa, com o objetivo de ser o mais criterioso, assertivo, equilibrado e flexível possível. Neste processo, como observado no artigo “Governança Corporativa nas Empresas Familiares”, é de extrema importância que a visão dos acionistas esteja alinhada com os objetivos estratégicos da empresa e que os principais stakeholders da companhia sejam ouvidos. O Planejamento Estratégico deve auxiliar a organização no desenvolvimento interno, possibilitando a criação de vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

Quanto mais participantes envolvidos na elaboração do Planejamento Estratégico, mais alinhada e engajada estará a equipe, tornando claro o que precisa ser realizado para o alcance dos objetivos.

A elaboração do Planejamento Estratégico pode ser dividida em quatro grandes etapas, sendo elas: definição da Missão, Visão e Valores, análise dos Ambientes Interno e Externo, definição dos Objetivos Estratégicos e Metas, e, por último, a definição dos Indicadores de Performance (KPI) ou Projetos Estratégicos para o acompanhamento e da estratégia.

  • Missão, Visão e Valores: é o ponto de partida do Planejamento Estratégico de uma empresa ou de um novo negócio, pois é através daí que a empresa irá demonstrar para o mercado e todos os stakeholders envolvidos seu direcionamento estratégico.
  1. Missão: motivação pela qual a empresa foi criada. Pode ser considerado como o DNA, a identidade da empresa.
  2. Visão: a visão deve demonstrar para onde a empresa está apontando seus esforços, onde ela quer chegar. Deve ser, sempre, realista e mensurável.
  3. Valores: representam os princípios e crenças através dos quais os acionistas, gestores e funcionários nortearão suas ações para alcançar a Visão.
  • Análise do Ambiente Interno e Externo: esta etapa é de extrema importância na elaboração do Planejamento Estratégico. Através dela é que são identificados os principais fatores que irão influenciar no direcionamento estratégico e no posicionamento de mercado da empresa determinando o caminho a ser percorrido.
  • Definição dos Objetivos Estratégicos e Metas: Definidas a Missão, Visão e Valores, e determinado o posicionamento de mercado da empresa é realizada a definição dos objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazos, e a definição das metas que tornarão possível o alcance desses objetivos. Nesta etapa é desenvolvido também o Orçamento da empresa.
  • Indicadores de Performance: Definidas quais serão as principais metas a serem alcançadas pela empresa, sendo elas financeiras, comerciais e operacionais, devem ser definidos também quais serão os Indicadores de Performance, também conhecidos como KPIs, que serão acompanhados mensalmente pela companhia, tornando possível a mensuração dos resultados alcançados pela empresa ao longo do período englobado pelo Planejamento Estratégico.

Diversas ferramentas foram criadas para auxiliar as organizações na elaboração do Planejamento Estratégico, como por exemplo:

  • Business Model Canvas: auxilia na conceitualização do negócio, ou seja, na forma que a empresa irá operar e gerar valor ao mercado.
  • Matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças): consiste no mapeamento completo do ambiente interno e externo de fatores que influenciam a organização, auxiliando na tomada de decisão e definições de estratégias e objetivos.
  • Matriz BCG: tem como objetivo auxiliar a empresa a analisar o seu negócio baseado na proposta de valor dos seus produtos.

Independente da forma utilizada pela companhia para realizar o Planejamento Estratégico, o principal é a abordagem destas quatro etapas durante o processo, pois como diz o filosofo Sêneca, “não existe bons ventos quando não se sabe a que porto se quer chegar”.

Empresas Familiares frequentemente se deparam com situações de transição de gestão, falta de organização, desalinhamento estratégico entre os acionistas / cotistas, dentre outras como observado no artigo “Governança Corporativa nas Empresas Familiares”. Para assegurar a continuidade da companhia é fundamental elaborar um criterioso Planejamento Estratégico, que atenda principalmente os interesses futuros da companhia. A partir dele, o processo de sucessão, muitas vezes complicado e conflituoso, se torna mais ameno para os familiares envolvidos.

Por mais que os empreendedores de Empresas Familiares percebam a necessidade de elaboração de um Planejamento Estratégico, muitos ainda não entendem a importância dessa ferramenta e o tratam como algo secundário para o negócio.

A gestão de uma empresa não é uma tarefa trivial, diversos desafios e situações complexas preenchem a rotina dos empreendedores. Quando se trata de um empreendimento familiar, onde as relações entre os sócios e gestores vão além do ambiente de trabalho, a situação é ainda mais delicada. O alinhamento das expectativas entre os familiares, sócios e executivos, que muitas vezes possuem opiniões e interesses divergentes, é extremamente importante para a continuidade do negócio. É neste momento que o Planejamento Estratégico demonstra sua importância!

ARTIGO ESCRITO POR PEDRO FENATI – ASSOCIADO DA FC PARTNERS

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